Introdução
O objetivo deste post é explicar como subir uma nova instância de uma Wiki (mesma ferramenta da Wikipedia) num ambiente Linux/Debian. Como eu já fiz isso várias vezes e toda vez esqueço algum detalhe que me faz perder tempo, resolvi escrever esse post.
É possível subir instâncias da Wiki em Windows também, mas acredito que em Linux seja bem mais simples. Todos os softwares usados aqui são Open Source.
Particularmente, acho essa ferramenta espetacular para criar bases de conhecimento em qualquer empresa. A sintaxe no começo pode parecer confusa, mas uma vez que você se acostuma com ela, não a troca por nada. Tem o mesmo esforço de escrever um arquivo texto, com a possibilidade de ter formatação, links, edição colaborativa, controle de versão entre outras coisas.
O nível de segurança previsto para essa instalação é para uma intranet. Se você quer colocar uma wiki dessas na internet, deve se preocupar com várias outras questões de segurança.
Download do Debian
O primeiro passo é fazer o download da sua imagem de Debian favorita. No meu caso, usarei o Debian 7 64 Bits (https://www.debian.org/distrib/netinst, plataforma amd64).
Instalação do Debian 64
Siga os passos na tela. Não é necessário instalar a interface gráfica (o que torna a instalação muito mais leve).
Instalação da Wiki
Se você não habilitou por default o servidor ssh na sua máquina Linux, é uma boa idéia fazê-lo. É bem fácil e relativamente seguro acessar máquinas dessa maneira, mesmo vindo de uma máquina windows ou outra máquina unix.
No Windows, o cliente ssh mais popular é o PuTTY. Se você não habilitou o seu servidor ssh na sua máquina linux, basta instalar através do apt-get:
apt-get install ssh
Para descobrir o IP da sua nova máquina linux:
ip addr
Existe um método mais avançado de autenticação com SSH usando chaves pública e privada. Não é meu objetivo abordar esse método aqui, nem fornecer informações exaustivas sobre como configurar SSH.
Próximo passo é instalar os pacotes necessários para subir a MediaWiki. Como é baseado em php, você terá que instalar php, apache e outras coisas. É possível instalar em bancos de dados diferentes ou servidores web diferentes. Vou pelo que é mais comum: php e mysql. Você pode continuar absolutamente tudo dentro de uma sessão ssh, logado como root.
O primeiro passo, export DEBIAN_FRONTEND=noninteractive serve para evitar que várias configurações sejam solicitadas via terminal. Explicarei quais arquivos editar posteriormente.
export DEBIAN_FRONTEND=noninteractive apt-get update apt-get install apache2 -y apt-get install php5 -y apt-get install php5-intl -y apt-get install php5-mysql -y apt-get install php5-mysqlnd -y apt-get install mysql-server -y apt-get install php-pear -y apt-get install php-apc -y
Se você não definiu uma senha para o usuário root do mysql, você precisará definir. Use o seguinte comando:
mysql -u root -e "set password = password('novasenha')"
Desconheço um empacotamento específico para Debian para a MediaWiki. Por isso sugiro usar os seguintes comandos para baixar e descompactar:
mkdir /root/temp wget https://releases.wikimedia.org/mediawiki/1.23/mediawiki-1.23.6.tar.gz /root/temp tar -zxf /root/temp/mediawiki-1.23.6.tar.gz --directory=/root/temp
Agora, para copiar os arquivos para o diretório de publicação do apache, excluir o index.html default do apache e dar acesso para a pasta de imagens:
rm /var/www/index.html cp /root/temp/mediawiki-1.23.6/* /var/www -r chmod 777 /var/www/images
Agora, usando um browser navegue na nova wiki: http://seuenderecoip
Você cairá nas páginas de setup da WikiMedia. Daqui em diante é tudo muito simples, uma espécie de next/next/finish. Algumas informações sobre o host do seu servidor mysql serão solicitadas (neste caso, mesma máquina e a senha do usuário root que você mesmo definiu).
No final ele pergunta algumas questões adicionais ou se você está entediado. Se você seguir para as questões adicionais, tem algumas coisas interessantes como:
- User rights profile: Aqui você determina se quer uma wiki fechada ou aberta. Para a maioria das intranets, a opção “Account creation required” é interessante. Qualquer um pode criar uma conta, mas precisa de uma para editar. Isso pode ser interessante para manter um bom histórico de alterações nas páginas.
- Extensions: SyntaxHighlight_Geshi é bem interessante para “pintar” trechos de código em wiki.
- Enable file uploads também é bem interessante
Após terminar de configurar tudo, a Wiki gera um LocalSettings.php para você. Você precisa colocar esse arquivo no /var/www da sua máquina remota. Se você está numa máquina Windows controlando um host linux, pode ser um pouco complicado isso. Algumas coisas que podem te ajudar são: WinSCP ou se você tem um Git Bash na sua máquina ou um cygwin, usar:
scp /caminho/para/seu/LocalSettings.php root@seuipremoto:/var/www
Ao acessar novamente sua nova wiki por http, ela estará funcionando (assim espero).
Backup
Para fazer o backup das wiki’s, você precisa se atentar a duas coisas:
- Dump da sua base mysql
- Imagens
Para fazer o dump do mysql:
mysqldump -u root -psuasenhado seudatabasegeralmentemy_wiki > /algum/diretorio/temporario/seu_db.dump
Para compactar o dump e suas imagens:
tar -cvpzf /local/destino/do/seu/arquivo/seubackup.tar.gz /var/www/images /local/do/seu_db.dump
Para colocar seu backup no cron, veja /etc/crontab. O jeito mais simples é colocar um link simbólico (ver comando ln) em /etc/cron.daily. O horário que o script será executado depende do que está configurado em /etc/crontab.
Restore
Para descompactar seu backup:
tar -zxf /seu/arquivo/tar.gz
Para importar o dump no mysql (o database precisa ser criado previamente)
/usr/bin/mysql -u root -psuasenha seudatabase < /caminho/para/seu_db.dump
As imagens, é só copiar de volta no diretório.